quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Mobilidade pedonal


Sendo a segunda circular um eixo viário de grande tráfego devido ás suas características de traçado, quer de ligação da zona ocidental com a zona oriental de lisboa e as diversas ligações com as principais vias de comunicação nacionais.

De acordo com o relatório divulgado em 2006 pelo Eurostat sobre a evolução dos meios de transportes utilizados na União Europeia, Portugal é o terceiro país com maior densidade de automóveis, quase 600 por mil habitantes, o que revela a preponderância deste meio de transporte no nosso país.

Deparamo-nos cada vez mais com estatísticas e estudos científicos alertando para a problemática da poluição e consequente perca de qualidade de vida, creio ser nosso dever contribuir com soluções minimizadoras deste problema, aliando esta preocupação à problemática do tema em estudo.
Experiências realizadas em várias partes do mundo mostram que investir em meios alternativos de locomoção, como a bicicleta, é a maneira mais segura de evitar o caos nas metrópoles.

Por exemplo, em algumas cidades da Bélgica, foi adoptado um sistema de depósito de caução para a utilização das bicicletas, pelo que as pessoas podem pedalar para qualquer ponto da cidade onde haja estacionamento e, ao devolverem a bicicleta, retiram o dinheiro depositado, sendo gratuito o uso do transporte. Também na Alemanha é
frequente o uso de bicicletas nas deslocações para a escola ou para o emprego, bem como a sua combinação com o transporte ferroviário.

Em Portugal, existem algumas experiências de sucesso, de que são exemplo Aveiro ou Cascais. A cidade de Aveiro convida residentes e visitantes a passearem nas famosas BUGA – Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro, enquanto que, em Cascais encontramos as BICAS. Nos dois casos, as bicicletas são disponibilizadas gratuitamente, bastando levantá-las nos pontos indicados e devolvê-las no mesmo local.

Sabendo que as freguesias limítrofes da segunda circular tem 105.000 cidadãos recenseados o que corresponderia segundo o estudo apresentado a 63.000 automóveis e que cada automóvel emite anualmente 536.55 Kg de CO2 corresponderia a 33.802.650 Kg de CO2 anualmente ou seja 33.802 t aproximadamente.

O meu objecto de estudo vai no sentido de diminuir o tráfego automóvel e promover meios alternativos de locomoção, como a bicicleta, e a mobilidade pedonal.

Samuel Pedro Silva

Bibliografia :

- CML
- Revista Municipal
- Site com calculadora CO2 http://www.mejorconbici.com/listado.asp?zona=12&tipo=60
- INE
- Políticas Urbanas
- UE
- Eurostat
- Fotografia Boletim Municipal de Loures